+55 61 3107-6828

secpgpsto@unb.br

Bem-vindo ao novo portal do PSTO

A pesquisadora Fernanda Sousa-Duarte e os professores Ana Magnólia Mendes e Emílio Peres Facas lançam o livro Psicopolítica e Psicopatologia do Trabalho. O livro tem como ponto de partida uma rede de cooperação internacional representada principalmente pelo plano de trabalho intitulado “Globalização e novas formas de organização do trabalho: a abordagem da psicopatologia clínica do trabalho”, integrante do projeto de internacionalização Capes PrInt/UnB 2019.

A partir de inquietações teóricas, metodológicas, históricas e políticas dos autores, esta obra é uma aposta no desejo de fazer a diferença a partir da insistência e persistência do desejo de uma existência ético-política, de mobilizar o trabalho de pensar, resistir e encontrar saídas para o labirinto. Nossas inquietações, então, ligam-se diretamente a um compromisso ético e político, de como discutir criticamente o mundo do trabalho, apontando o valor da articulação das dimensões sociais, históricas, políticas e psíquicas que, apesar de indissociáveis da categoria “trabalho”, são frequentemente ignoradas ou recusadas pelas ciências e pelas instituições produtivas capitalistas.

Os capítulos foram organizados de modo a fornecer ao leitor uma discussão de bases epistemológicas e de proposições teóricas que apontam para pensar a Psicopolítica e a Psicopatologia do Trabalho como possibilidades de construção de um saber crítico e clínico sobre o trabalho humano.

Assim, o livro nasce do desejo dos autores de construir uma Psicopatologia crítica e clínica do trabalho, uma Psicopolítica do Trabalho. Uma aposta sustentada institucionalmente pela Universidade de Brasília e pela sua história acadêmica no Brasil desde os anos 2000, sendo um marco histórico esta publicação em 2020. Uma enunciação de um novo ciclo de produção no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e, de modo particular, a presença dos três juntos como organizadores, abrindo infinitas possibilidades para os modos de trabalho e de vida.

Baixe o livro gratuitamente em https://www.editorafi.org/012trabalho